Seja bem vindo!

Graça e paz a você, que faz parte da Videira Verdadeira que é Jesus!

Por meio deste blog, desejo compartilhar com você mensagens, estudos, reflexões, orações e, principalmente, o amor de Cristo. Pois, no final, o que importa é estarmos ligados a Ele enquanto ramos, já que sem Ele, nada podemos fazer.

Portanto, aproveite este blog para ficar "blogado" em Jesus.

Abraços em Cristo,

Missionária Lídia.


8 de jul. de 2010

Por que Videira e Ramos?


Gosto muito da metáfora usada por Jesus para ilustrar nosso relacionamento com Ele: a de uma videira e seus ramos.

Assim que me surgiu a idéia de criar um canal de comunicação e compartilhamento da Palavra de Deus por meio de um blog, veio em minha mente a figura de uma videira representando Jesus Cristo e de ramos bem ligados a ela, a representar cada um de nós.

Não tive outra dúvida. O blog levará o nome de The True Vine - A Videira Verdadeira! A fim de que este blog seja usado como ferramenta para grudar os ramos à verdadeira videira, que é Jesus!

Como toda comparação que Jesus costumava usar para ensinar sobre o reino de Deus, a parábola da videira não poderia ser mais verdadeira!

No texto de Isaías 5:1-7, há uma parábola, na qual o povo de Israel é figurado como uma "vinha má". Esta parábola conta que Deus tinha uma vinha num campo muito fértil e cuidava dela com muito carinho. Deus a podou, limpou, protegeu, para que ao final desse uvas boas.

No entanto, a vinha deu uvas estragadas, uvas ruins.

O texto revela claramente o amor e o carinho com que o homem foi criado à imagem de Deus, feito para glorificá-lo, mas, tendo o homem caído em pecado, tornou-se infértil e absolutamente incapaz de agradar ao seu Criador. Não somente de agradá-lo, mas até mesmo de se achegar a Ele por sua própria força!

Quando mais tarde, Jesus alude-se a si mesmo como sendo a Videira Verdadeira, certamente Ele se revelou como a mais perfeita solução para a infertilidade e a incapacidade do ser humano de produzir frutos para o agricultor, que é Deus (Jo 15:1).

Como nós, providos da nossa natureza pecaminosa, não podemos produzir bons frutos (porque naturalmente somos maus), Cristo, que é absolutamente bom, veio ao mundo para ser nossa Videira. Basta que nós grudemos nEle como seus ramos, para, por meio dele, produzirmos bons frutos. Sem contar, claro, a graça de podermos nos achegar novamente a Deus por meio de Jesus!

Este é o texto claro de João 15:5.

"Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

Logo, quando permanecemos nEle, por meio dEle (e nunca por nosso esforço próprio ou por nossas obras, o que é impossível), nos tornamos frutíferos e conseguimos glorificar ao nosso Deus.

Um outro foco importante à comparação usada por Jesus é que os ramos quebrados, fora da árvore principal, não possuem vida.

Ao quebrarmos um galho ou um ramo de uma árvore, desse galho ou ramo jamais brotará folha ou fruto algum.

Porque quem alimenta e vitaliza o ramo é a árvore.

Logo, quem não permanece em Jesus Cristo, não passa de um galho seco, sem vida, um ramo morto.

Por todos esses e outros significados, a ilustração de Jesus é perfeita para representar como exatamente deve ser a nossa relação com Ele.

Uma relação de absoluta dependência, necessidade e apego.

É isso.

Mais uma vez, você que é um ramo do Senhor, seja muito bem-vindo!

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." (Jo 15:16)