Seja bem vindo!

Graça e paz a você, que faz parte da Videira Verdadeira que é Jesus!

Por meio deste blog, desejo compartilhar com você mensagens, estudos, reflexões, orações e, principalmente, o amor de Cristo. Pois, no final, o que importa é estarmos ligados a Ele enquanto ramos, já que sem Ele, nada podemos fazer.

Portanto, aproveite este blog para ficar "blogado" em Jesus.

Abraços em Cristo,

Missionária Lídia.


5 Dicas para Santificação!

A salvação é concedida a nós gratuitamente por Deus, bastando que confessemos os nossos pecados a Ele e creiamos em Cristo como nosso único Salvador.

E assim somos convertidos, de pecadores para justificados.

Mas, como temos carne e somos dotados de natureza humana corrompida e corrompível, mesmo convertidos a Cristo somos inclinados a pecar todos os dias, não é mesmo?

Por isso, embora a salvação seja adquirida gratuitamente, sem qualquer mérito nosso, a santificação da nossa vida deve ser objeto de nosso esforço.

Pois, segundo a Bíblia, "esta é a vontade de Deus: a vossa santificação..." (1Ts 4:3).

Assim, apesar de a conversão ocorrer num momento único, a santificação é um processo, que deve ser buscado e desenvolvido dia após dia.

Mas como fazer isso no aspecto prático?
Como podemos, de fato, nos santificar a cada dia?

Para ajudar, seguem abaixo 5 dicas para ajudar no seu processo de santificação.
Experimente! E, após um tempo, verifique se houve progresso na sua vida espiritual!

5 DICAS PARA AJUDAR NA SANTIFICAÇÃO:

1. Produzir os frutos do Espírito Santo.
Em Galátas 5:22-23, há um rol com 9 frutos do Espírito que devem ser produzidos por quem é realmente salvo. Pegue um papel, desenhe uma árvore e, dentro dela, 9 bolinhas, cada uma representando um fruto. Escreva nas bolinhas da árvore os nomes dos frutos.
Cole na parede, na geladeira, na mesa do seu trabalho, ou em qualquer outro lugar onde você possa ter um controle diário.
A cada dia, semana ou mês (o prazo você pode definir), vá pintando de vermelho os frutos que você tem produzido. Pinte de verde os frutos que você mais tem dificuldade de produzir e coloque-os como seus alvos.
O seu objetivo nesse trabalho será conseguir amadurecer todos os 9 frutos. Não se preocupe, isso pode levar a vida inteira, o importante é que você pinte de verde aquilo que realmente você conseguiu conquistar na sua vida!

2. Fazer um controle diário do seu pecado principal.
A idéia da santificação é justamente ir reduzindo a nossa potencialidade em pecar. Se antes de conhecer a Cristo pecávamos 10 coisas, após a conversão isso deverá diminuir para 9, 8, 7... e assim por diante.
Todos temos um pecado principal, aquele que mais costumamos cometer, um vício, mania de palavrão, mania de criticar e difamar pessoas, preguiça, mania de mentir etc.
A dica é fazer o controle mensal da mania que você tem. Para isso, pode utilizar calendário, agenda ou elabore você mesmo uma tabela com os dias do mês.
Cada dia em que você praticar o seu pecado, faça um "x" vermelho na data correspondente.
Verifique durante alguns meses se você tem progredido ou não, se a prática do pecado vem diminuindo (ou aumentando!!!).
É uma forma de você fazer um controle do seu processo de santificação e ver em que status se encontra. E, claro, tenha orgulho próprio e trate de fazer os "x" irem diminuindo a cada mês!

3. Falar com Deus todos os dias.
A oração é a respiração da nossa alma. Tanto é assim, que a Bíblia nos manda "orar sem cessar". A única coisa que fazemos sem parar um minuto sequer é respirar.
Seguindo o raciocínio, quem pára de respirar, adoece e morre. Da mesma forma, devemos falar com Deus todos os dias, pois se deixarmos de falar com Ele (que é justamente a oração), nossa alma fica com falta de ar e deixa de respirar, podendo levar, inclusive à morte espiritual.
Estabeleça um horário para falar com Deus todos os dias. Você sabe que não é necessária qualquer formalidade para falar com Ele. Se o tempo é apertado, você pode fazer isso andando, dirigindo, tomando banho.
A idéia é sempre manter-se "plugado" em Deus, assim não há riscos de você cair em tentação ou enfraquecer a sua alma! Logo, estará caminhando em santificação constante.
Lembre-se sempre: orar é respirar. Cuidse bem da sua alma, não a deixe sem ar!

4. Apoiar-se num ombro cristão.
No mundo temos muitos amigos. Cristãos e não-cristãos. Mas na hora que a coisa apertar, busque apoio no amigo cristão. A amizade mais completa é aquela que, antes de dar qualquer conselho ou consolo, se preocupa com a sua alma. Amizade boa é aquela que, além de chorar ou rir com você, pode orar com e por você. Amizade boa é aquela com quem podemos falar de um assunto comum, que é Cristo e a Bíblia.
Quando a tentação chegar, quando você se sentir fraco, quando você se sentir chateado ou prestes a pecar, busque um ombro cristão. Pode ser o do seu líder espiritual, do seu amigo da igreja, do familiar que seja cristão.
Digo por experiência própria. Os conselhos de amigos que não conhecem a Cristo sempre serão limitados, embora possam fazer de tudo para nos ajudar. Muitas vezes, serão até mais perigosos, e poderão nos instigar a pecar ainda mais.
Para um tipo de dor, temos que adotar o remédio certo, se não não fará efeito. Pelo contrário, uma má medicação poderá causar efeitos colaterais. Da mesma forma, quando estamos espiritualmente debilitados, devemos buscar ajuda na família da fé e não de fora, para que nossa alma não sofra com maus conselhos ou conselhos ineficazes. Isso ajuda muito na santificação. Você pode ser uma bênção na vida de alguém e alguém pode ser uma verdadeira bênção na sua vida!

5. Trabalhar na obra
Um dos melhores métodos que auxiliam na santificação é servindo a Cristo e à sua Igreja.
Vasculhe, vasculhe, vasculhe e ache um trabalho para fazer ao Senhor. Deixe de ser simples ouvinte do culto ou participante. Evangelizar, louvar, testemunhar, servir, ajudar... quando, de qualquer forma, nos expomos ao público para servir a Deus, acabamos causando uma pressão interna (sua própria) e externa (dos outros) para buscar a santificação.
Pois, afinal, quem serve a obra deve ser exemplo às pessoas. Você acaba se esforçando para mostrar bom exemplo e não cair em descrédito junto às pessoas com quem você serve ou trabalha na obra. Jesus não quer fazer apenas seguidores, mas sim verdadeiros discípulos. Seguidores apenas seguem e ouvem. Discípulos aprendem e praticam. Antes de ser elevado ao céu, Jesus deu ordens para que fossem feitos discípulos de todas as nações, e não simples seguidores.
Trabalhe na obra do Senhor! Sempre há lugar, sempre há o que fazer, sempre há pessoas para evangelizar. Na seara do Senhor, que é grande, ainda faltam trabalhadores.



"Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (1Pe 1:14-16)