O apóstolo Paulo escreve aos tessalonicenses a respeito da sua alegria em ver o fruto do seu trabalho missionário - o crescimento da fé e do amor fraternal dos crentes de Tessalônica.
De fato, para um missionário, não pode haver alegria maior do que ver o desenvolvimento e o progresso espiritual dos evangelizados, já que esta é, justamente, a sua missão entregue por Deus.
Temos, de igual modo, dado graças a Deus por certas vidas que, em nosso trabalho missionário, têm mostrado crescimento e, assim, representado o nosso fruto para com o Senhor.
São as coisas que fazem a missão valer a pena, pela alegria ímpar que trazem ao nosso coração:
1. Ver um irmão ajudando o outro na sua tribulação, passando a dividir, inclusive, do próprio espaço e bens com amor.
3. Ver uma jovem batalhar na dificuldade e ter a oportunidade de estudar numa boa universidade, conseguindo, inclusive, bolsa da própria instituição.
4. Ver a mãe desta jovem que, antes, era mera visitante, se firmar cada vez mais no Senhor.
5. Ver uma criança crescer na igreja, se tornar uma linda adolescente, capaz de orar por toda a família que está distante de Deus, servir a Deus com alegria, querer ter um sonho e estar em fase de preparação para o batismo.
6. Ver duas irmãs que, mesmo com a dificuldade de não terem o apoio da família (propriamente de seus maridos), seguirem firmes no caminho, a ponto de poderem ser batizadas no próximo mês, passando a integrar oficialmente o corpo do Senhor.
7. Ver toda a igreja empenhada em servir a comunidade com amor e humidade, quando da realização da ação social.
8. Ver os irmãos seguirem com obediência e confiança as orientações da liderança, sem pestanejar, sem murmurar, sem duvidar, sem reclamar.
9. Ver os irmãos orando com tanta dedicação e amor pela saúde de seu pastor.
10. Ver os rostos iluminados após o compartilhamento da Palavra na Escola Dominical, vê-los ouvindo com tanta atenção, vê-los fazendo seus comentários, demonstrando estarem compreendendo o sentido da Palavra, vê-los tentando praticar o aprendizado dia após dia, vê-los se esforçando para decorar versículos, vê-los bem alimentados espiritualmente...
11. E, o mais importante. São, em número, poucos. Mas todos sinceros. Todos verdadeiramente convertidos ou em fase de conversão verdadeira. Os meio-termos não conseguem permanecer. De fato há uma peneira do Senhor que separa joios e trigos. Infelizmente há muitas igrejas onde há mais joios do que trigos. Felizmente, na nossa igreja, embora poucos, temos muito mais trigos do que joios!
Há, na verdade, muitas dificuldades e barreiras num trabalho missionário. Eu diria, até, que há mais dificuldades do que facilidades.
Mas são estas coisas que, embora pareçam tão simples, fazem a missão valer a pena e dissipam qualquer tipo de desânimo ou cansaço de dentro de nós, e nos fazem continuar como missionários. São coisas que realmente fazem sentido nesta vida, fazer algo por Deus e pela edificação de outros.
Muitas vezes queremos desistir, muitas vezes queremos ignorar. Mas ao mesmo tempo em que Deus nos prova com dificuldades, Ele nos agracia com tais vitórias e conquistas, que servem como novo combustível para seguirmos adiante com o que nos foi incumbido. Essa é a nossa glória, a nossa coroa.
Logo, atrevo-me a repetir as palavras de Paulo, com a mesma alegria que ele deve ter sentido em seu coração:
"Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo; pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando..." (2Ts 1:3).
Missionária Lídia.
realmente vx tem razão q estaria muito linda essa mensangem, tds os itens sitados eu vi acontecer e isso tbm me da muita ALEGRIA
ResponderExcluir